Produção de melancia em terra firme anima agricultores familiares de Tefé

Colheita de melancias produzidas em terra-firme - Foto: IDAM Tefé
Colheita de melancias produzidas em terra firme – Foto: IDAM Tefé

Utilizando métodos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a equipe da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), realizou no dia 01 de outubro deste ano, excursão sobre produção e colheita de melancia em área de terra firme.

A excursão foi realizada no Sitio II Irmãs de propriedade da agricultora familiar Josianne Pedrosa, situada na estrada da Emade, km 17, distante 30 minutos da sede do município, aonde o IDAM vem desenvolvendo trabalhos direcionados a produção agropecuária.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM de Tefé, engenheiro agrônomo Sidney Araújo, a ação foi de grande importância para incentivar a produção agrícola de melancia em terra firme, uma vez que no município os plantios são realizados em ecossistema de várzea.

Agricultores familiares participantes da Excursão Foto:IDAM Tefé
Agricultores familiares participantes da Excursão
Foto:IDAM Tefé

“Foi mostrado aos participantes exemplos positivos de produção de melancia, em área degradada utilizando técnicas de plantios com adubos orgânicos como o esterco de galinha e a correção do solo com calcário”, explicou Sidney Araújo, acrescentando ainda, que além de incentivar os produtores rurais é importante motivá-los para cultivarem melancias e outras hortaliças em suas propriedades.

O evento contou com a participação de 78 pessoas entre elas, agricultores familiares das comunidades do entorno, técnicos do IDAM e convidados.