Produtores rurais e técnicos de defesa agropecuária recebem capacitação

FOTOS: LUCAS SILVA/SEPROR

Capacitar produtores rurais e técnicos de defesa agropecuária que atuam no interior do Estado é uma das metas do Sistema Sepror (IDAM, ADAF, SEPA e ADS), para este ano. Para isso, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) deu início aos cursos de capacitação voltados para este público. Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, produtores rurais, técnicos agropecuários e da Extensão Rural de 35 municípios do Amazonas participaram de  uma palestra sobre o tema Brucelose e Aftosa.

De acordo com o novo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAF), órgão integrante do Sistema Sepror, Alexandre Araújo, que tomou posse na última terça-feira, 7, a proposta desta iniciativa, através da Coordenação do Programa de Capacitação Tecnológica da Sepror (CPCTEC), em parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), é dar continuidade a política de capacitação e aperfeiçoamento dos produtores rurais, técnicos agropecuários e médicos veterinários de todo o Estado.

“Nós tivemos oportunidade de fazer abertura da programação de capacitação e treinamento dos nossos colegas do IDAM e da ADAF, das prefeituras municipais e demais órgãos parceiros. É uma inciativa muito positiva do Sistema Sepror juntamente com o apoio da Seduc para que nós possamos manter nossa equipe atualizada de informações e conhecimentos para o avanço dos nossos serviços de defesa agropecuária nos municípios do Amazonas’’, comentou ressaltando a importância da defesa agropecuária e os cuidados com a saúde humana.

Videoconferência – A capacitação foi realizada nesta quinta-feira, 9 por meio, de videoconferência do Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Qualidade e Educação (Seduc). Os palestrantes foram os médicos veterinários Paulo Cesar de Azevedo e Alyane Figueiredo da ADAF.

A médica veterinária, Alyane Figueiredo falou sobre fiscalização das vacinas contra Febre Aftosa e pontuou as orientações primordiais e aproximação com os técnicos agropecuários e médicos veterinários do IDAM e da ADAF através do Centro de Mídias da Seduc. “É importante destacar a garantia de conservação da vacina contra Febre Aftosa, o controle de estoque  e a comercialização das vacinas e como deve ser feito a fiscalização das vacinas nas Casas Agropecuárias e no  Idam, tendo em vista que o Amazonas está trabalhando para alcançar o status livre de aftosa”, destacou.

Paulo fez uma abordagem à Introdução ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), Brucelose Bovina e Bubalina e Medidas comuns para a Brucelose e Tuberculose.

Produtores rurais, técnicos agropecuários e da extensão rural acompanharam a transmissão pelos escritórios do IDAM. Anamã, Anori, Atalaia do Norte (2 localidades), Autazes (2 localidades), Benjamin Constant , Beruri , Boa Vista do Ramos, Borba  ( 2 localidades),  Caapiranga, Canutama, Careiro da Várzea , Novo Céu,  Coari, Codajás, Eirunepé,  Guajará, Humaitá , Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara  ( 2 localidades ), Itupiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri,  Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã,  Novo Remanso, Parintins , São Paulo de Olivença  (2 localidades ), Tabatinga, Tefé (2 localidades), Urucará, Urucurituba foram os municípios participantes da primeira palestra do ano. A palestra teve duração de 1h40min e 20 minutos para a interatividade com direito à perguntas e respostas.

Outros Cursos: Para este ano o Sistema Sepror, por meio do Programa de Capacitação Tecnológica (CPCTEC) pretende oportunizar cursos nas áreas piscicultura, aquicultura, avicultura, suinocultura, fruticultura, olericultura, pecuária, mecanização agrícola, crédito, cadastro rural, agroecologia e outros.

Fonte: Sepror