Produtores rurais são beneficiados com processos de mecanização agrícola

Produtores rurais Urucurituba que estão sendo beneficiados com os processos de mecanização agrícola estão recebendo visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)  do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Urucurituba (Idam/Urucurituba). A ação ocorreu nesta quinta-feira (11) e conta com o apoio logístico da prefeitura do município.

Segundo o gerente do Idam/Urucurituba, Ronan de Souza, as comunidades possuem diversas dificuldades de acesso para locomoção, tanto via terrestre, quanto via fluvial, o que torna dificultoso o deslocamento de máquinas pesadas utilizadas nos trabalhos de mecanização. Visto isso, a prefeitura de Urucurituba disponibilizou uma balsa de apoio que tem contribuído para as atividades.

Ainda segundo o gerente, a patrulha mecanizada e o trator esteira partiram de Urucurituba para atender as comunidades ainda no mês passado. A ação já beneficiou produtores rurais das comunidades Sagrado Coração de Jesus Lago Preto, Lago do Arrozal e São José Estrada do Conrado.

Os agricultores familiares Adalton Castro e Valdecir Castro, por exemplo, possuem terrenos agregados na comunidade Sagrado Coração de Jesus Lago Preto e tiveram 21 hectares de áreas em terra firme beneficiadas com a ação.

A patrulha mecanizada e o trator esteira partiram de Urucurituba para atender as comunidades ainda no mês passado

Segundo o assessor técnico do Idam/Urucurituba, Márcio Júnior, após o processo de mecanização que prepara o solo para o plantio, os agricultores irão realizar o processo de capineira que será feito com os capins mombaça e brizata por sua alta produtividade, qualidade e adaptação a diferentes condições de clima e solo.

“O processo de capineira é feito em uma área cultivada com determinadas espécies de capim com elevado potencial de produção. Depois de um a três meses esse capim é triturado e serve de alimentação para o rebanho”, explicou.

O assessor técnico conta que maioria dos plantéis de bovinos de corte vivem em áreas de várzea, desta forma é preciso incentivar os criadores a aderirem novas tecnologias para garantir pasto durante todo o ano.

Assim sendo, ao realizar o processo de capineira os criadores evitam realizar o sistema de pastejo rotacionado durante os períodos de cheia e seca que causam estresse aos animais. Esse sistema se trata do deslocamento do rebanho para área de várzea ou área de terra firme, dependendo das condições do clima.