Projeto do Idam prevê melhoria na produção de farinha no município de Nhamundá

Mais de 25 produtores rurais do município de Nhamundá devem ser beneficiados a partir de um projeto técnico elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O projeto prevê melhorias na produção de farinha. A ação vai atender a demanda da Cooperativa dos Produtores de Farinha do Lago do Mamoriaca (Coopsam) que, ontem (7), recebeu a visita do secretário adjunto do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Rafael Carapeba.

De acordo com o gerente do Idam/Nhamundá, Luiz Euclides de Souza, o projeto visa a aquisição de 27 kits para casa de farinha. Cada kit é composto por um forno de ferro, uma bancada completa com motor, roçadeira, caixa d’água e motor de 5,5 HP. O recurso solicitado ao FPS para obtenção dos materiais custa R$ 140 mil.

Segundo o gerente, um total de 27 produtores rurais da comunidade Santo Antônio do Mamoriaca estão associados à Coopsam e serão beneficiados com os equipamentos. Durante a visita, os produtores foram entrevistados pela equipe do FPS para verificar a real necessidade do projeto.

O projeto elaborado pela equipe técnica do Idam em Nhamundá visa a aquisição de 27 kits de casa de farinha

Ainda segundo o gerente, o Idam tem trabalhado junto ao FPS para garantir a melhoria nas condições de produção dos produtores rurais e agricultores familiares. Com a aquisição dos materiais o objetivo é aumentar a produção, gerar renda e fortalecer o setor primário, garantindo assim uma melhor qualidade e produtividade no processo de produção da farinha.

Luiz Euclides explica que com a substituição do terçado pela roçadeira, por exemplo, o tempo e a qualidade de produção melhoraram significativamente, pois o trabalho que uma pessoa executa em determinado tempo, o maquinário realiza com qualidade em um tempo bem menor. “Então, o esperado é que com a adoção da tecnologia haja aumento na produtividade, gerando assim mais renda ao município”, disse.