Ano novo com muitas expectativas para os agricultores de Maués

O ano só está começando, mas já promete grandes desafios para os agricultores familiares do município de Maués. Dezoito deles estão com as mochilas prontas para seguirem em busca de novos conhecimentos na próxima segunda-feira, 9. Destino: município de Apuí. A viagem não será muito longa e em apenas dois dias eles pretendem conhecer diferentes formas de atividades, trocar experiências e, levar de volta o compromisso de colocar em prática fórmulas para obter sucesso na produção. Para isso, a gerência da Unidade Local do IDAM já elaborou toda a programação do 3º Intercâmbio dos Agricultores Familiares. Nela, constam visitas as Cadeias Produtivas do Guaraná e do Café; visitas as Associações e Cooperativas; Laticínios (Fábrica de Derivados de Leite) e, também a algumas propriedades onde a pecuária de corte e de leite se destaca. Seis técnicos do IDAM estarão acompanhando os agricultores na viagem. O intercâmbio faz parte do Contrato 124 assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM. O agricultor Jair Marinho Pantoja, da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, será um dos participantes, e tem esperança que dessa vez vai conseguir uma alternativa para obter êxito na criação de gado leiteiro. O município de Apuí é, hoje, uma das principais referências nessa atividade em todo Amazonas. “A troca de experiências e o contato com os pecuaristas de lá serão fundamentais para seguirmos adiante com resultados positivos”, disse.
Conforme o gerente do IDAM, Ademir Bentes, o objetivo do intercâmbio é fazer com que o grupo conheça outras realidades, com culturas diferenciadas e retorne ao município de Maués com mais garra para desenvolver as culturas já existentes. “Nossa ideia é despertar neles, interesse por novas atividades, contribuindo assim, para diversificação da produção local”, reforçou o gerente.
A ação desenvolvida pelo governo do Estado, por meio do IDAM, reforça o interesse de oferecer melhor qualidade de vida aos protagonistas do setor primário do Amazonas.