Intercâmbio com agricultores de Santarém incentiva troca de experiências

Compartilhar conhecimentos e técnicas agrícolas. Esses são uns dos objetivos de um intercâmbio promovido pelo SEBRAE do Estado do Pará, Secretaria de Agricultura do Estado do Pará (SAGRI), IDAM, EMBRAPA, e Programa Pará Rural a agricultores familiares de Santarém/PA. Cinco agricultores desembarcaram hoje na capital amazonense e já estão a caminho do escritório da Unidade Local (Unloc) de Novo Remanso, ondeconhecerão o trabalho desenvolvido pelo IDAM no distrito, bem como a produção e comercialização do abacaxi.
O intercâmbio compreende uma das ações de um projeto desenvolvido pelo SEBRAE/ PA e Nacional que visa desenvolver em doze municípios do Pará um série de atividades de fortalecimento da agricultura e melhoria da qualidade de vida do agricultor e seus familiares. Segundo o engenheiro agrônomo do SEBRAE/PA, Sandro Mont Serrat, esse projeto tem como meta desenvolver um plano de ação para cada cultura produzida nesses doze municípios, bem como cursos de capacitação como, por exemplo, de gestão empresarial, aos agricultores familiares.
Os participantes do intercâmbio fazem parte da Associação dos Moradores de Terra de Areia, Baixa D’água e Água Fria (AMTAB). Na região de Santarém, o abacaxi pérola é o fruto mais produzido pelos agricultores, no entanto, a goiaba, a laranja e o açaí também são culturas presentes nas propriedades desses agricultores. Segundo o presidente da AMBAT, Osvaldo Francisco de Souza, mais de três milhões de frutos são produzidos e comercializados por ano, abastecendo o mercado local, municípios próximos como Monte Alegre, Altamira, Itaitúba, Oriximiná, e também o estado de Roraima. Em Novo Remanso, os agricultores familiares irão conhecer os fluxos de produção e comercialização do abacaxi. Visitas as propriedades destinadas ao cultivo do abacaxi, bem como nas agroindústrias desse distrito serão realizadas pelos participantes, juntamente com os técnicos da Unloc.Segundo o engenheiro agrônomo do SEBRAE, esse intercâmbio é uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos entre os agricultores dos dois estados. O presidente da AMBAT, Osvaldo Francisco está entusiasmado com o intercâmbio, o qual ele considera ser de fundamental importância para o desenvolvimento de novas técnicas e práticas agrícolas, de beneficiamento e comercialização do abacaxi em Santarém.