Meliponicultura e Apicultura marcam segundo dia de programação técnica do Idam em Rio Preto da Eva

A atividade teve início pela manhã, com uma rodada de palestras com as temáticas.

Além das palestras, os produtores rurais participaram de atividades práticas de transferência de abelha sem ferrão do tronco para caixa

O segundo dia de capacitações realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), com conjunto com a Prefeitura de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira (27/03), no município, foi marcado pelo “Dia da Apicultura e Meliponicultura”.

Destinada aos criadores de abelhas sem ferrão, a capacitação ocorre na semana de aniversário da cidade, que comemora 42 anos neste domingo (31/03).

A atividade teve início pela manhã, com uma rodada de palestras com as temáticas “A meliponicultura como ferramenta de empreendedorismo”, “O mercado do mel”, “Meliponicultura: o papel e os desafios da Ater”, “Experiências políticas e rede de meliponicultura no Amazonas”, e “Experiência com Meliponicultura em Rio Preto da Eva”.

Destinada aos criadores de abelhas sem ferrão, a capacitação ocorre na semana de aniversário da cidade.

Em seguida, os meliponicultores e apicultores participaram de atividades práticas sobre o manejo e transferências de abelhas sem ferrão de troncos para caixa, com instrutoria de técnicos do Idam e participação de empresários e empreendedores do setor.

“O Idam trouxe informações importantes sobre as ações realizadas em 2023, a configuração da as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) destinadas a meliponicultura no Idam, além dos próximos passos a serem dados e os desafios que nós, como técnicos, encontramos na Ater”, destacou a tecnóloga em agroecologia do Idam, Ana Cláudia Muller.

A programação técnica encerra nesta quinta-feira (28/03), com a participação do Idam no “Dia de Campo da Piscicultura”, promovido pela Prefeitura de Rio Preto da Eva. No evento, a Gerência de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geape) do instituto contará com uma estação, na qual os técnicos irão compartilhar conhecimentos sobre utilização de probióticos, prebióticos e simbióticos na piscicultura.

FOTO: Abrahão Graham / Idam