Regularização ambiental é tema de capacitação técnica promovida pelo Idam nesta semana

Com o objetivo de viabilizar a regularização ambiental de imóveis rurais de agricultores familiares do Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, nesta semana, a capacitação de técnicos da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) de 18 municípios do Estado. O treinamento acontece no auditório do Idam Central, localizado na rua Carlos Drummond de Andrade, no bairro Japiim, zona sul de Manaus, com início nesta segunda-feira (16/12).

De acordo com o chefe do Departamento de Operações Técnicas do Idam, Helênio Figueiredo, essa é mais uma oportunidade para a capacitação dos técnicos que trabalham com a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e realizam os demais serviços de regularização ambiental junto às propriedades rurais. “Essa etapa do curso tem uma abordagem mais prática de como utilizar esse sistema que é uma importante ferramenta de gestão ambiental”, disse.

Entre os temas abordados durante o treinamento estão a elaboração do CAR e do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), regularização ambiental de imóveis rurais, uso e funcionamento do aparelho de GPS e noções de geotecnologias aplicadas ao CAR. As atividades fazem parte da capacitação técnica para execução dos 21 Projetos Prioritários do Idam, que já estão sendo executados nos 62 municípios do Estado.

Municípios participantes – As programações do curso seguem até sexta-feira (20/12), no auditório do Idam. Participam da capacitação os técnicos dos municípios de Barcelos, Barreirinha, Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Humaitá, Itacoatiara, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Airão, Novo Aripuanã, Novo Remanso, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença e Tefé.

CAR – É um documento de gestão ambiental criado com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo bases de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento ambiental. O CAR faz parte do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Sinima) e é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.