Regularização ambiental para acesso ao crédito rural é tema de capacitação realizada pelo Idam

Iniciou nesta segunda-feira (11/11), o ciclo de capacitações realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para técnicos de municípios do interior do Estado. O primeiro curso é destinado ao procedimento de licenciamento ambiental ou dispensa, que são documentos essenciais para que o agricultor familiar possa acessar o crédito rural. O evento acontece na sede do Instituto, localizada na rua Carlos Drummond de Andrade, bairro Japiim, zona sul de Manaus e segue até sexta-feira (15/11).

O objetivo é proporcionar aos técnicos do Idam, que atendem diariamente as famílias rurais, o nivelamento de informações a respeito do crédito rural para viabilizar o processo de regularização ambiental dos imóveis rurais atendendo as instruções da portaria nº 87/18 do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). As capacitações continuam até o mês de dezembro, com temas voltados as cadeias produtivas do açaí, citros, banana, pecuária e agroecologia, que fazem parte dos 21 Projetos Prioritários do Idam.

Diretoria Executiva do Idam na abertura do ciclo de capacitações

De acordo com a diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, para a execução de um trabalho eficiente direcionado ao setor primário é necessário o envolvimento de todos os servidores e colaboradores. “O crédito rural só tem validade se for alcançado pelo agricultor familiar ou produtor rural, e, para que isso aconteça, é necessário que o Idam leve ao conhecimento desse beneficiário os critérios para acesso e  elaboração dos projetos”, destacou a titular do órgão.

Para o engenheiro florestal do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Eirie Vinhote, que é um dos instrutores do curso, devido à grande demanda de licenciamento e dispensa que ocorreu esse ano, a Instituição viu a necessidade de realizar cursos como esse. “Iniciamos a capacitação com os municípios que mais demandaram esses serviços, a exemplo do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para que os agricultores possam ter acesso aos programas governamentais como o Pró-mecanização e o Pró-calcário” destacou.

Programação – Durante toda a semana serão discutidos exemplos práticos trazidos pelos técnicos dos municípios, além de assuntos como etapas para regularização ambiental de imóveis rurais, o papel da assistência técnica nesse processo, noções de geoprocessamento, informações básicas sobre o CAR (legislação e prazos), entre outros procedimentos necessários para que o agricultor possa acessar o crédito rural.

Fotos: Kevyn Sousa/ Idam -Gecom