Relatório de Jayme Campos sobre incentivos à extensão rural é aprovado e segue à Câmara

O Senado encaminhou à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (2), o Projeto de Lei (PLS) 790/2015, que destina à assistência técnica dos produtores rurais pelo menos 2% dos recursos dos programas do governo em agropecuária. A matéria foi relatada pelo senador Jayme Campos e aprovada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária da Casa de forma terminativa. Para Jayme, a proposta tem potencial para ampliar o financiamento da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural públicos.

“Historicamente a política de crédito rural tem sido voltada ao financiamento da aquisição de tecnologias físicas, como o custeio dos insumos e investimento em instalações, máquinas e equipamentos, mas o acesso ao conhecimento para uso correto destas tecnologias ou para inovações de gestão das propriedades tem sido negligenciado nas políticas agrícolas”, aponta Jayme.

O senador também critica a falta de investimentos na formação de extensionistas. “À exceção de alguns estados, não houve o devido tratamento e isso permitiu o êxodo rural que vemos hoje, que se soma à falta de incentivos: falta titulação da terra, não tem assistência, o crédito rural é caro, falta infraestrutura no campo, ou seja, precisamos avançar muito nesse sentido”, diz Jayme.