Representantes do Idam e da Ufam se reúnem para traçar planejamento operacional para projeto ‘Residência Agrária’

Ao todo, dez alunos da universidade foram selecionados para o projeto 

Carlos Victor Lamarão é diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) (Foto: Divulgação/Idam)

Com o objetivo de tratar do programa Residência Agrária, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recebeu ontem (20/10) o professor Carlos Victor Lamarão, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Nosso objetivo com esta reunião é pegarmos nossas ações que estão previstas no projeto em si e de que forma estaremos trabalhando. Então é uma reunião de planejamento operacional, para definirmos como vamos atingir nossas metas”, disse o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.

O diretor-presidente aproveitou ainda a ocasião para fazer uma breve introdução do Idam aos estudantes que participam do programa, com uma palestra na qual lhes foram explanados os serviços prestados pelo órgão, particularidades de se atuar no meio rural do estado do Amazonas e obstáculo que devem ser superados com para melhor atender os produtores rurais.

O professor Lamarão, em seguida, delineou os objetivos e escopo do projeto Residência Agrária que, conforme ele, visa a especialização de profissionais para a aplicação de ferramentas de boas práticas de fabricação e controle de qualidade na cadeia produtiva do pescado para a obtenção de alimento seguro.

“Quando este projeto foi escrito foi pensando em criar todo um mecanismo de condições para um pescado seguro, não só dos pontos de vistas microbiológico e físico-químico, ou seja, não só no ponto de vista da qualidade, mas a gente sabe que quando trabalhamos esses aspectos trazer em conjunto os aspectos sanitários da nutrição e da questão econômica—já que o produto ganha mais valor econômico” ressaltou Lamarão.

Parceria com Ufam

O Idam tem um longo histórico de parceria com a Ufam na realização de experimentos, instalação de unidades demonstrativas e em atividades semelhantes com estudantes da universidade. Um projeto semelhante, focado na interação da cadeia produtiva e uso de tecnologias para gestão pesqueira, coordenado pela professora Maria Angélica Corrêa, já conta com alunos da Ufam atuando em unidades locais do Instituto.