São Paulo de Olivença recebe capacitação sobre melhoria da merenda escolar

Para cumprir a Lei nº 11.947/2009 e a resolução nº 38/2009 sobre as novas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que prevêem o uso de ao menos 30% dos recursos financeiros federais na compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar, a orientação sobre regras nutricionais na elaboração do cardápio e o gerenciamento da prestação de contas do programa, a Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), vai realizar de 19 a 23 de outubro no município São Paulo de Olivença (distante 1.200 quilômetros de Manaus), a Capacitação e Avaliação Cognitiva dos agentes públicos do Amazonas, envolvidos com a gestão direta e indireta dos recursos financeiros transferidos pelo Governo Federal.
Outro setor que será beneficiado com a Lei do Pnae é o da agricultura familiar, que de acordo com as regras, no mínimo 30% dos produtos utilizados na merenda escolar sejam comprados dos agricultores que produzam na mesma localidade onde fica a escola ou a prefeitura responsável pelo pedido. O objetivo é regionalizar a merenda, de acordo com a realidade de cada local, utilizando hortaliças, frutas, legumes e verduras produzidas no Amazonas como a mandioca, castanha da Amazônia, jerimum, açaí, pupunha, tucumã, cupuaçu, guaraná, araçá-boi, cheiro-verde etc.
Em São Paulo de Olivença, vão ser capacitados 93 agentes, entre eles, gestores públicos, merendeiras e conselheiros que atuam nos municípios: Benjamin Constant, Amaturá, Tabatinga, Tonantins, Atalaia do Norte e Santo Antônio do Iça.
Na semana passada (04 a 09 de outubro) a capacitação foi realizada no município de Manacapuru (há 88 quilômetros de Manaus). Na cidade, 104 agentes receberam o certificado do FNDE. Outros oito pólos vão receber o evento, até dezembro deste ano: Cruzeiro do Sul, Eirunepé, Carauari, Lábrea, Humaitá, São Gabriel da Cachoeiras, Parintis e Manaus, sendo que, todos esses municípios vão receber agentes de cidades adjacentes. No total são 840 agentes públicos que vão participar do treinamento.