Seminário com participação do Idam sobre a RDS de Mamirauá, em Fonte Boa, encontra alternativas sustentáveis

A unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) em Fonte Boa, Alto Solimões, distante a 680 quilômetros de Manaus, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SEMA), Departamento Estadual de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC), Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDSFB) e a Associação dos Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá Antonio Martins (AMURMAM), realizou o I Seminário de Gestão e Conservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que aconteceu nos dias (13 e 14/06).

O evento reuniu todas as instituições que prestam assistência na RDSM, lideranças comunitárias, associações, e setores de manejo e representantes das secretarias e da Prefeitura do Municípal de Fonte Boa.

A unidade local do Idam de Fonte Boa participou ministrando palestra sobre Agricultura e Serviços de Assistência Técnica Rural (ATER), por meio do gerente Weberty Dário, Manejo Florestal, pelo técnico florestal Angelo Maximo e Manejo e Conservação de Jacarés  pela gerente de Apoio a Produção de Animais Silvestres (Geas/idam-central), Eliane Débora. “Foi feito nivelamento técnico das assessorias,estreitamento das parcerias institucionais, discussão dos problemas com vistas a resolver os gargalos locais. Houve, também, o encaminhamento de demandas para o desenvolvimento dos manejos que acontecem na RDS Mamirauá”, pontuou Weberty Dário.

Segundo Eliane Débora, o seminário proporcionou que as intuições envolvidas com ações na RDS Mamirauá possam formar parceiras e elaborar estratégias para execução das atividades. A integração das agendas e ações conjuntas permitirá o maior e melhor alcance de resultados. “O manejo de jacaré está sendo bem discutido, pois é uma atividade em foco pelos setores e a FAS que está próxima para justamente proporcionar a continuidade dos trabalhos” enfatizou Débora.

 

Texto: Gecom/Idam

Fotos: Divulgação Idam