Sepror capacita servidores para nova fase da Matriz Econômica Ambiental

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM

Modelo de desenvolvimento para a região amazônica, a nova Matriz Econômica Ambiental entra em nova etapa com as capacitações para servidores estaduais, associações e representantes das classes envolvidas no projeto. O propósito é munir de conhecimentos todos os agentes para aprimorar os trabalhos junto às demandas das principais potencialidades do Estado.

O primeiro treinamento aconteceu nos dias 21 e 22 de março com os secretários, gestores e dirigentes vinculados ao Sistema Sepror – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). As secretarias estaduais de Planejamento (Seplan-CTI) e do Meio Ambiente (Sema) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) também participaram do encontro reforçando as orientações que envolvem as pastas dentro da nova Matriz.

Segundo o secretário de Produção Rural, Hamilton Casara, as capacitações vão ocorrer até o mês de abril e devem envolver os 115 escritórios do Idam e Adaf, além de órgãos dos Governos Federal e Municipal, cooperativas e sindicatos de produtores rurais, como o intuito de levantar as sugestões de cada órgão e entidade parceira para consolidar a fase de execução dos projetos da Matriz. O novo modelo econômico vem para diversificar a economia do Estado que, atualmente, é centralizada na Zona Franca de Manaus (ZFM). A nova Matriz propõe uma economia focada no desenvolvimento das potencialidades e riquezas locais com projetos voltados para a piscicultura, fruticultura, fármacos e cosméticos e mineração.

Riquezas naturais – Além disso, a Nova Matriz vai oportunizar o trabalho e a exploração dos subprodutos das riquezas naturais, como o açaí que já está sendo trabalhado nessa ótica com 12 substâncias (subprodutos) que inclui o uso na indústria de cosméticos, alimentícia, hospitalar, entre outras. “A Matriz teve todos esses passos, que foram desde a concepção e das discussões interinstitucionais para pudéssemos conceituar bem a Matriz. Agora é chegado o segundo momento da Nova Matriz com o nivelamento e capacitação dos nossos recursos humanos. E estamos capacitando todo nosso time do sistema Sepror para entrar em campo, e nada melhor do que contar com as equipes de planejamento, ciência, tecnologia e meio ambiente”, enfatizou o secretário de Produção Rural.

Hamilton Casara ainda explica que uma força-tarefa vem sendo realizada nos municípios amazonenses para mapear as prioridades agrícolas das regiões. “Estamos há mais de dois meses com o nosso grupo de supervisores trabalhando em todo o Estado para colher os potenciais, as dúvidas e dificuldades de cada município. Por outro lado todas essas viagens que o governador José Melo vem fazendo servem como subsídios para que possamos mapear as prioridades dentro das cadeias produtivas”.

O secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan-CTI), Estevão Monteiro de Paula, ressaltou que a participação dos agentes colaboram para o desenvolvimento do novo modelo econômico. “Foi importante o envolvimento dos servidores porque fizemos uma profunda reflexão de quais são as prioridades da Nova Matriz, e as oportunidades em termos de investimentos em ciência e tecnologia. E isso gerou um grande debate em cima de setores primordiais, como fruticultura e piscicultura, que são bastantes promissoras na região”.

Reestruturação do Sistema  – A Nova Matriz Econômica também proporciona uma reestruturação dos órgãos que integram o Sistema Sepror. Uma das ações do encontro foi a definição dos papéis que cada instituição terá na implementação das ações da Matriz. “Definimos as metas, os papéis de cada secretaria vinculada e as ações prioritárias. Estamos construindo o plano de ação de cada pasta para alcançar os objetivos propostos pela matriz com o princípio do desenvolvimento local”, explicou Casara.

Fonte: Secom