Silves produz farinha com mais qualidade

Nos dias 07, 08 e 09 de outubro o Idam por meio da Unidade de Silves realizou com o apoio da Prefeitura Municipal, o Curso de “Boas Práticas na Fabricação da Farinha de Mandioca”, na comunidade São Lázaro do Taperebatuba. O evento criou oportunidade para que 21 agricultores vissem na prática como produzir farinha com melhores condições higiênicas e ambientais, além do aproveitamento dos subprodutos da mandioca como pé-de-moleque, tucupi, farinha de tapioca.
O encerramento do curso, dia 10, contou com a presença da equipe do Idam local, do prefeito municipal, Aristides Queiroz que se comprometeu com o preparo de 10 hectares mecanizados para plantio da cultura da mandioca na comunidade, aquisição de balança empacotadora para a fábrica de farinha e garantiu a compra de 600 Kg de farinha por mês, destinada à merenda escolar no município. O prefeito ainda demonstrou interesse em construir mais 15 casas de farinha no município nas comunidades que receberam os kits doados pelo Governo do Estado.
Segundo o gerente do Idam Silves, Fernando Lima, “a implantação da Casa de Farinha Higiênica nessa comunidade faz parte do convênio firmado entre o Idam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA com a construção de quarenta casas de farinha nos principais municípios produtores de mandioca, seguido de treinamento sobre “Boas Práticas na Fabricação da Farinha de Mandioca”, encerrou o gerente.