Sistema Sepror: Adaf prorroga campanha de atualização cadastral de animais em 13 municípios

Diante das medidas de enfrentamento do novo coronavírus adotadas pelo Governo do Estado e prefeituras municipais, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) prorrogou, até  o dia 30 de junho, a campanha de atualização cadastral de animais. A campanha se encerraria neste domingo (31/05), nos 13 municípios das regiões sul e sudoeste do Amazonas, que fazem parte do Bloco I do Plano Estratégico de 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-Pnefa), onde a vacinação contra febre aftosa está suspensa.

“Os 13 municípios, por determinação do Ministério da Agricultura, suspenderam a vacinação contra febre aftosa, dando um passo muito importante para que o estado do Amazonas possa receber o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Isso é fruto de um esforço do Governo do Amazonas, através da Adaf e dos produtores rurais, que vêm ao longo dos anos cumprindo com os protocolos sanitários. Mas, para que isso continue acontecendo, nós precisamos contar com o apoio dos produtores nesse momento, para que façam a atualização cadastral dos seus rebanhos onde foi suspensa a vacinação de febre aftosa”, reforçou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

Os produtores dos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna e Itamarati, além de parte de Tapauá, devem realizar a atualização do cadastro na Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf onde sua propriedade está cadastrada.

Ficha de Notificação – Para otimizar o atendimento, o produtor poderá também acessar a ficha de NOTIFICAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO), no site da Adaf, onde conseguirá preencher as informações pessoais da propriedade rural, notificando sobre os animais existentes. Em seguida, deverá encaminhar a ficha pelo e-mail ou pelo Whatsapp da Ulsav em seu município para realizar a notificação.

Sobre a atualização – Segundo a Adaf, a atualização cadastral deverá ser feita em todos os animais existentes nas propriedades rurais, sendo: bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas.

A atualização é um procedimento obrigatório, prevista na Portaria nº 085, do dia 8 de abril de 2020, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE).

Agendamento – Para preservar a saúde da população, levando em consideração a pandemia, a Adaf orienta os produtores rurais para que realizem um agendamento prévio por meio do Whatsapp da Ulsav do seu respectivo município, para evitar aglomeração dentro dos escritórios locais.