Sistema Sepror inicia cadastro para usuários de vagas especiais

Em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), o Sistema Sepror (Idam, Adaf, ADS e Sepror) iniciou, nesta quarta-feira (21/02), uma campanha para cadastrar servidores que tenham direito às vagas preferenciais nos estacionamentos de Manaus, como é o caso de idosos e pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.

A campanha é válida somente para os funcionários (e familiares próximos) lotados na Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).

A entrega da documentação necessária para efetuar o cadastro ou a renovação do cartão de prioridade deve feita na própria sede do Sistema Sepror, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, Bloco G, conjunto Atílio Andreazza, anexo da Ulbra.

Inspiração – Idealizadora da campanha, a gerente de Transportes da Sepror, Cátia Regina de Carvalho Tavares, explica que teve a ideia após ir ao Manaustrans levar um familiar para tirar o documento. Ela percebeu que poderia levar o serviço à Sepror e assim, facilitar a vida dos colaboradores do Sistema.

“Nem sempre as pessoas que possuem esse direito conseguem estacionar por não ter o documento. A falta de tempo é um dos motivos que dificulta ir até o Manaustrans. Providenciar o registro é uma forma de garantir que seus direitos sejam respeitados e evitar que esses direitos sejam alvo de abuso por pessoas que não têm porque se beneficiar deles”, declarou Cátia.

Sistema Sepror sai na frente – Composto por aproximadamente 750 servidores diretos, o Sistema Sepror sai na frente com a campanha de cadastro e sensibilização.

“Identificar sua condição é também uma forma de respeitar todos os demais, que, ao visualizarem credenciais e cartões oficiais, saberão que não estão ‘sendo vítimas de espertinhos’ e sim dando prioridade aos cidadãos que realmente têm necessidades especiais.”, afirmou o secretário da Sepror, José Aparecido dos Santos.

Penas mais duras – Em novembro de 2017, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou um projeto que aumentou em cinco vezes a multa para o condutor que estacionar em uma vaga exclusiva para idoso ou deficiente.

Estacionar nessas vagas de forma indevida pode gerar uma autuação de R$ 293,47, além da inclusão de sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela infração gravíssima segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Antes eram cincos pontos e multa de R$ 121,69.