Sistema Sepror, junto da Ufam, Inpa, Embrapa e Crea/AM realizam curso de Atualização sobre Receituário Agronômico

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam); a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf); a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Secretaria de Produção Rural (Sepror), realizarão o curso sobre Receituário Agronômico, que acontecerá no período de 26 a 30/11, no auditório do Idam, Japiim Zona Sul, para 46 engenheiros agrônomos e florestais.

Engenheiros agrônomos e florestais durante a abertura do curso.

Para realizar o curso, o sistema Sepror, que reúne o Idam, a Adaf e a ADS, se uniu à Universidade Federal do Amazonas (Ufam); ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); à Empresa Brasileira da Amazônia Ocidental (Embrapa) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea/AM). Os parceiros contam com apoio do Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Representantes do Sistema Sepror, Ufam e Crea/AM discursam aos participantes do curso.

Receituário Agronômico – O receituário está previsto no artigo 13, da chamada Lei de Agrotóxicos (Lei 7.802/1989), regulamentada pelo Decreto 98.816/90 e substituído pelo Decreto 4074.

Abertura do curso contou com a participação de todos engenheiros agrônomos e florestais inscritos.

A expectativa do diretor presidente do Idam, Luiz Herval, é que, com o curso de receituário agronômico, os profissionais recordem a responsabilidade que eles assumem ao assinar o receituário. Ele destaca a importância do curso, não só para os técnicos do Idam, mas também, para o produtor rural, que ao aplicar esses produtos precisam saber se estão utilizando os equipamentos de maneira adequada, onde também verifica-se, a dosagem aplicada, se está correta. “Para que a gente possa proteger o meio ambiente, proteger a saúde do produtor rural, e principalmente o consumidor final, porque ele desconhece, se os produtos foram utilizados de maneira correta. Esperamos estar contribuindo para a sociedade de uma forma geral, para que tenhamos produtos, com a melhor qualidade possível para o consumo do ser humano”, enfatizou Herval.

 

 

Texto: Maria do Carmo Araújo-GECOM/IDAM

Fotos: Catharine Senna – GECOM/IDAM