Sistema Sepror lança campanha de vacinação contra a febre aftosa

Começou hoje em Manacapuru a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento aconteceu no rancho ING Ferradurinha na estrada AM-070 no quilômetro 68.
O diretor técnico do Instituto de desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), Airton Schneider, estava presente, juntamente com o secretário adjunto de políticas agropecuárias e florestais, Fernando Vieira, o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Sérgio Muniz, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, o prefeito do município de Manacapuru, Beto Dangelo, entre outras autoridades, produtores rurais e estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Nilton Lins.

Abertura da campanha de vacinação contra febre aftosa em Manacapuru

O presidente da Adaf, Sérgio Muniz, por sua vez disse que todo o rebanho será vacinado e que os produtores rurais tem que se conscientizar que a vacinação é fundamental para manter o rebanho em um padrão de certificação internacional.
Trinta (30) estudantes de Medicina Veterinária do Centro Universitário Nilton Lins estiveram no lançamento da campanha e aprenderam na prática o manejo do rebanho no ato da vacinação.

Presidente da Adaf vacinando o rebanho

O secretário Fernando Vieira marcou presença com seus conhecimentos sobre a saúde animal do rebanho amazonense, que em sua opinião tem melhorado consideravelmente nos últimos meses
Airton Schneider, diretor técnico do Idam, disse que “hoje inicia-se um importante processo de ação no Estado, onde o Idam em quarenta e um ( 41) municípios, mobilizará e equacionará esforços e medidas, este com suas equipes técnicas, para que todos os pecuaristas efetuem a imunização de seus rebanhos. Para isso, terá ação integrada com a Adaf, atendendo a recomendação da Secretaria de Produção Rural do Amazonas ( Sepror), no âmbito de gestora da política do setor, que possui o objetivo focal de manter os padrões sanitários de excelência do rebanho amazonense”
O Amazonas tem um rebanho de cerca 1,3 milhão de cabeças distribuídas em aproximadamente 17 mil propriedades rurais.

Foto divulgação Adaf e Faea