​Técnicos do Idam participam de Dia de Campo do Café em Rondônia

O Posto oferece atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a 15 agricultores dedicados à cultura do café.

Posto Avançado de Açuanópolis, em Canutama, atende 15 agricultores dedicados à cultura, somando 20 hectares plantados na região

Técnicos do Posto Avançado do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no distrito de Açuanópolis, sul de Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus), participaram, nesta terça-feira (18/04), do Dia de Campo do Café, realizado na Embrapa em Porto Velho (RO).

O Posto oferece atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a 15 agricultores dedicados à cultura do café, somando 20 hectares plantados na região. A perspectiva dos extensionistas é que, este ano, dobre o número de produtores do setor cafeeiro no local.

O Dia de Campo é um método de capacitação que tem por objetivo o compartilhamento de conhecimento, experiências e tecnologias entre produtores rurais e técnicos. Entre os temas abordados no evento, destacam-se implantação da lavoura cafeeira, clones cultivados, condução correta da lavoura e tipos de podas.

“Essa capacitação foi de suma importância para os técnicos do Idam. Iremos repassar para os nossos agricultores familiares os cuidados e todo planejamento, escolha dos clones corretos e uma boa condução da sua lavoura do café para que tenham uma produção excelente”, como explica o técnico em agropecuária Marcos Chíxaro.

Além do técnico, participaram do dia de campo os engenheiros florestais do Idam, Lucas Lenci e Nanci Regis, e o técnico florestal da Prefeitura de Canutama, Francisco das Chagas.

TEXTO: Rita Ferreira

FOTOS: Divulgação/Idam