Técnicos do Idam recebem capacitação em Boas Práticas do Cultivo da Mandioca

Curso é produto de parceria entre Idam e Embrapa, e aborda todos as etapas da cadeia produtiva da mandioca

Com o objetivo de desenvolver o aperfeiçoamento de práticas de produção de mandioca e seus derivados, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) se juntou com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a realização de um curso de capacitação em Boas Práticas Agrícolas do Cultivo, Processamento e Beneficiamento da Mandioca no Amazonas.

O curso, realizado na Escola Agrícola do Ifam, em Manaus, tem como público alvo 25 técnicos do Idam, sendo ministrado por especialistas do Idam e Embrapa. Segundo Suzamar Santos, técnico em agropecuária da Gerência de Produção Vegetal do Instituto, a programação começou com aspectos relacionados à produção, como escolha e preparo da área, mecanização e plantio, entre outros tópicos.

“Nesta semana, estamos fazendo a parte do processamento por meio de aulas práticas, como por exemplo a utilização da mandioca de mesa e o aproveitamento dessa mandioca para a produção de sequilhos, bem toda a parte de processamento para a agroindústria e também as mandiocas coloridas”, delineou Suzamar

Nesta quarta-feira (24/05), foi realizada a Oficina sobre Beijus Coloridos, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Joselito Motta, criador desse produto, lançado em 2005 e elaborado a partir de derivados da mandioca (goma, fécula, polvilho) e ingredientes naturais de extratos de frutas e hortaliças.

“Ao longo deste curso, tratamos de diversos assuntos ligados à higiene, qualidade, como melhorar o desempenho das casas de farinha, fazendo os técnicos entender que a casa de farinha é uma indústria de alimentos. Isso tudo para que tenhamos um produto valorizado e com segurança alimentar, para que possamos melhorar a cadeia produtiva da mandioca”, disse Joselito.

Um dos participantes da capacitação é o coordenador pedagógico da Gerência de Capacitação e Metodologia de Ater (Gecam) do Idam, Magno Soares. Para ele, o curso tem a proposta importante de aperfeiçoar práticas da cadeia produtiva da mandioca

“Nós aprendemos desde o início da cadeia produtiva, do preparo da terra, o plantio, a colheita e todo aquele processo de limpeza e higiene. É um processo longo, mas muito bom, interessante e importante”, disse Magno.

Fotos:  Kevyn Sousa / Idam