Unloc de Tefé promove a I Feira Agroecológica do município

Será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, a I Feira Agroecológica de Tefé. Promovida pela Unidade Local do Idam no município, a feira tem como objetivos promover a comercialização de produtos naturais a baixo custo, bem como o intercâmbio de informações e experiências entre os 40 agricultores participantes, oriundos de diversas localidades de Tefé, que cultivam produtos orgânicos, sem agrotóxicos e fertilizantes, conforme os princípios da Rede de Agricultores Tradicionais do Amazonas (REATA). O evento ocorrerá no estacionamento do Porto Areia Branca, próximo a feira do Produtor rural da cidade, no horário das 7 às 12h.
Em conjunto com a I Feira Agroecológica de Tefé, também será realizado a IV edição daFeira do Pirarucu Manejado,proveniente da Reserva de Manejo sustentável do município de Tefé. Ao longo do evento os participantees e o público poderão conhecer as atividades realizadas pelo manejo, bem como adquirir os pescados por um preço acessível.
O evento contará também com uma equipe de apoio, que trabalhará em parceria com a Unloc de Tefé. Fazem parte dessa equipe a Secretaria Municipal de Produção e a Prefeitura do Municipío,que ajudarão na arrumação das barracas ena limpeza; o Exército que ser á responsável pelo transporte dos produtosa serem comercializados na feira; Reserva de Mamirau á que estar á responsável pela IV Feira do Pirarucu Manejado; e a Unidade Local do Idam de Maraã.
Frutas, goma, farinha, animais, doces e plantas são alguns dos produtos a serem comercializados pelos agricultores. O grande destaque da feira será a venda de mel proveniente de abelhas sem ferrão, um novo avanço no desenvolvimento da meliponicultura no interior do Amazonas.
Todos os produtos comercializados pelos agricultores estão dentro dos princípios da REATA,uma organização social constituída de agricultores, extrativistas, caboclos, pescadores e quilombolas praticantes da agricultura que visa a preservação do meio ambiente a partir do desenvolvimento de atividades sustentáveis.