Uso de agrotóxico e receituário agronômico são temas de treinamento realizado pelo Sistema Sepror no Amazonas

Fotos: San Reis (Gecom/IDAM)

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), órgãos vinculados a Secretaria de Produção Rural (Sepror), realiza nesta sexta-feira (19), um treinamento sobre agrotóxicos com ênfase em receituário agronômico. O evento acontece no auditório do Sistema Sepror, localizado na Avenida Buriti, 1850, Distrito Industrial.

Participam do treinamento a equipe técnica do Sistema Sepror que atua na capital e nos municípios onde o IDAM está presente como Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Itapiranga, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Novo Remanso, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, São Sebastião do Uatumã e Vila Rica de Caviana.

Para o diretor-presidente do IDAM, Edimar Vizolli, é importante reunir os extensionistas para um evento como este, que visa discutir a produção de alimentos com qualidade e de forma sustentável. “Os extensionistas tem uma missão nobre, que é justamente saber orientar o agricultor a utilizar corretamente e com responsabilidade o agrotóxico”, destacou.

O diretor-presidente da Adaf, Hamilton Casara, ressaltou que o trabalho realizado em parceria com as Instituições é importante para que haja o compartilhamento de informações. “As ações de assistência técnica realizadas pelo IDAM e a fiscalização desenvolvida pela Adaf tem o compromisso de resguardar a saúde da sociedade. É imprescindível observar os instrumentos e recomendações técnicas quanto a utilização de insumos agropecuários”, enfatizou Casara.

Palestrantes –  O treinamento que encerra às 17h traz para debates, temas relacionados ao uso de agrotóxicos no Amazonas. Abrindo as discussões, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Neliton Marques, abordou o tema “A Importância do Receituário Agronômico para uma Produção Sustentável no Amazonas”, citando a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, alguns desafios da produção agropecuária no Amazonas – com relação às mudanças climáticas –   e despertou uma reflexão entre os participantes sobre o uso de agroquímicos na produção agropecuária.

IMG_0662----ed

O ciclo de palestras prosseguiu com a discussão sobre a Legislação e histórico do receituário agronômico e sistema on-line do receituário agronômico do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (Crea/AM).

Participam do evento representantes da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), Crea/AM e Ufam.

Confira a programação das palestras no período da tarde:

• Efeitos Nocivos dos Agrotóxicos sobre a Saúde Humana
  • Aquisição e Transporte de Agrotóxicos
  • Armazenamento de Agrotóxicos
  • Precauções para um Correto Manuseio e Aplicação de Agrotóxicos e EPI’s

• Tríplice Lavagem e Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos
  • Uso Correto de Máquinas e Equipamentos para Aplicação de Agrotóxicos
  • Preparo da Calda e Calibração de Equipamento de Pulverização
  • Encerramento (IDAM, Adaf e Sepror)