Venda de produtos da agricultura familiar para o Exército pretende movimentar a economia em Barcelos

DSC02485Agricultores Familiares em reunião sobre divulgação do mercado institucional do 3º BIS através da 2ª Brigada de Infantaria de Selva-RioNeg

Para incentivar o aumento na produção de alimentos e dinamizar a economia no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), o Exército irá destinar 30% dos recursos para a compra de produtos da agricultura familiar. A iniciativa atende o Decreto 8.473, no qual estabelece que órgãos federais deverão destinar parte dos recursos para a compra de gêneros alimentícios de agricultores familiares, organizações e empreendedores familiares rurais por meio de Chamada Pública.

 Em Barcelos, os alimentos produzidos pela agricultura familiar serão comercializados para o 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS). De acordo com a gerente do IDAM, Gilciane Plácido, representantes do 3º BIS, IDAM, Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se reúnem para verificar como será a dinâmica de divulgação desse mercado e como irá funcionar o processo de compra dos alimentos.

“A aplicação da política pública para compra de produtos agrícolas, por instituição federal, como o Exército Brasileiro que é presente no município de Barcelos, vem expandir o mercado para geração de renda com produtos in natura cultivados, principalmente, em áreas mecanizadas de agricultores familiares e produtores rurais beneficiados com o Projeto Rio Negro de Mecanização Agrícola”, disse a gerente.

Para o processo, já foram realizadas 2 reuniões com agricultores familiares e produtores rurais. Sendo a primeira em dezembro do ano passado, com representantes do IDAM local, 3º BIS e Comando da 12ª Brigada de Infantaria de Selva. E a segunda, no dia 12 de maio, com representantes do IDAM e Sebrae para esclarecer como os fornecedores irão organizar documentos como Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cartão do Produtor Primário e organização da produção para comercialização.

DSC03538 3º BIS, IDAM, SEBRAE e SEMPA, discussão para elaboração de Chamada Pública, organização dos fornecedores e mapa da sazonalidade dos produtos (1)

“A princípio o IDAM em parceria com a Sempa está trabalhando na elaboração de tabelas de produtos in natura disponibilizados no município e que poderão ser adquiridos pelo 3º BIS”, explicou Gilciane, ao destacar que o Instituto também está organizando e orientando agricultores individuais e associações sobre a documentação necessária.

Entre os proponentes a participar da Chamada Pública estão o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Agricultores e Criadores de Barcelos, Colônia de Pescadores Z-33 e Associação dos Hortifrutigranjeiros de Barcelos.

Consultoria –  Para definir quais os requisitos que constarão no edital e como será o processo para participar da Chamada Pública, o 3º BIS com apoio e consultoria do Sebrae irá verificar quais as potencialidades e necessidades dos agricultores que desejam participar da Chamada Pública.

Segundo a gestora de projetos de Compras Governamentais Municipais do Sebrae, no Amazonas, Ariadne Teixeira, o objetivo é envolver produtores rurais, gerar emprego e renda no município, estimulando o desenvolvimento local e a inclusão produtiva rural. Para isso, o Sebrae disponibilizou um treinamento na semana passada para os fornecedores (produtores e associações) e compradores (instituições).