Vereadores de Eirunepé buscam fortalecer a agricultura local em parceria com o Idam

A comissão busca junto ao Idam, orientações técnicas para as cooperativas e associações para construírem projetos e participarem dos editais públicos

Vereadores do município Eirunepé, localizado a 1159 quilômetros de Manaus, foram recepcionados pelo Diretor Presidente e Diretor Técnico do Idam, Daniel Borges e Radson Alves, respectivamente, na manhã desta segunda-feira, (13/03). Na pauta, a solicitação de novos Cadastros da Agricultura Familiar (Caf), Emissão de novos Cartões do Produtor Primário (CPP) e, principalmente, orientações técnicas para as cooperativas e associações daquele município construírem projetos e participarem dos editais públicos.

“É de grande importância que os produtores familiares, organizados em cooperativas e associações, estejam aptos para usufruírem de todos os investimentos que o Governo do Amazonas tem feito no Setor Primário. Nunca tivemos tantos investimentos”, enfatiza Daniel Borges.

Grande produtor de cana de açúcar, Eirunepé já foi o maior fornecedor de açúcar mascavo do estado, e um dos maiores produtores de farinha branca. De acordo com os vereadores, aproximadamente, duas mil famílias continuam ativas na agricultura familiar e eles defendem que o potencial de melhoria em todas as culturas é dos maiores.

“Estamos acompanhando a melhoria na produção de muitos municípios e queremos o mesmo para o nosso. Viemos pedir algumas coisas e nos colocar à disposição, enquanto representantes da população, para que Eirunepé volte a ser destaque na produção rural como um dia já foi”, explica Marcio Valente. “Viemos ao lugar certo, que é o Idam. Eirunepé precisa ampliar essa parceria com o Idam para voltar a ser um dos grandes produtores rurais do Amazonas”, finaliza o Vereador Adilson Silva.

Também participaram da reunião os vereadores José Galdino e Maylson Araujo.

Fotos: Nailson Castro/Idam