Visita técnica do Idam leva extensão rural a comunidades de Autazes

Ação beneficiou cerca de 60 famílias com assistência técnica e palestras

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) encerrou nesta sexta-feira (28/04) ação de extensão rural na calha do paraná do Rio Madeirinha, em Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus, que atendeu cerca de 60 famílias de 6 comunidades. A atividade se iniciou no dia 18 de abril e envolveu visitas técnicas, reuniões e palestras aos agricultores familiares beneficiados.

A ação foi realizada nas comunidades Barbosa Rodrigues, Natal, Bom Jesus, São Sebastião, Vera Cruz e Boa Esperança e levou também informações referentes a mecanização agrícola, crédito rural, Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), podas, pulverização em cupuaçuzeiro e contenção e aplicação de injeções em bovinos e bubalinos.

Para o gerente da unidade local do Idam em Autazes, Josinei Lima, atividades in loco como esta são importantes para levar atendimento a produtores rurais que têm dificuldades para se deslocar até a sede do município.

“O Idam faz esse atendimento nas comunidades justamente para promover o desenvolvimento sustentável e diminuir os custos dos produtores que moram em comunidades mais distantes”, disse.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

FOTOS: Divulgação/Idam