Produção Animal

Bovinocultura e Bubalinocultura

As criações de animais de grande porte, destacadamente bovinos e bubalinos, vistas no passado como grandes responsáveis pelo desmatamento na Amazônia, voltam a constituir uma boa alternativa econômica para os produtores rurais do Estado. Graças às tecnologias de melhoramento genético e um manejo mais adequado, criadores/agricultores vêm aumentando a capacidade de suporte das pastagens e a produção de leite e seus derivados.

Suinocultura, Ovinocultura e Caprinocultura

Considerados como animais de porte médio, os suínos, ovinos e caprinos se fazem presente em praticamente todo o Estado como atividades produtivas sustentáveis de grande importância para a segurança alimentar e nutricional. Além de constituir também uma boa alternativa de renda, os agricultores familiares vêm adotando tecnologias mais apropriadas, tais como: sistemas de criação em semiconfinamento e melhoramento do padrão genético, o que tem permitido aumento significativo da produção e da produtividade.

Avicultura

Exploradas por meio de empreendimentos em escala industrial de corte e postura, bem como criações domésticas de raças caipiras, esta atividade vem tendo grande representatividade no setor agropecuário amazonense  proporcionando segurança alimentar as famílias rurais, melhoria da renda na propriedade, e baixo impacto ambiental, por necessitar de pequenas áreas nas propriedades. Tem sido importante neste segmento o apoio governamental na instalação de Unidades Demonstrativas com raças melhoradas e projetos de pequenos incubatórios para produção de pintos de um dia em municípios polos do interior do Estado.

Na modalidade de criação de aves para postura, concentrada em Manaus e municípios vizinhos, a produção supre o mercado local gerando excedente que são exportados para municípios de Estados vizinhos.