IDAM incentiva o cultivo de açaí em Manicoré

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) vem incentivando e orientando agricultores de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) sobre como realizar o mapeamento e manejo dos açaizais nativos. Apesar de ser referência na produção de melancia, o município possui um grande potencial para o cultivo do açaí.

De acordo com a engenheira agrônoma do IDAM, Mariza Lisley, devido a extensão territorial, Manicoré produz uma quantidade expressiva de açaí. No entanto, existem dificuldades para registrar a produção em virtude da comercialização realizada pelos atravessadores.

Segundo Mariza, a implantação de uma agroindústria para beneficiamento vai elevar ainda mais a produção do fruto na região. “A Cooperativa dos Produtores Extrativistas dos Recursos Naturais de Manicoré (Copema) há três anos pleiteia um financiamento para construção da unidade, e na última sexta-feira, 9 de janeiro, o projeto foi aprovado e agora aguarda apenas alguns procedimentos burocráticos”, frisou.

“A implantação de uma agroindústria para beneficiamento de polpa de frutas é uma perspectiva promissora para o município se levarmos em consideração a  demanda do fruto. Além disso, a unidade vai beneficiar tanto o açaí, como também o maracujá e  o abacaxi”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM em Manicoré, Cleudo Oliveira.

Considerando a altura das plantas, a coleta se torna uma tarefa árdua já que os cachos são colhidos manualmente. Os apanhadores são auxiliados apenas pela peconha (acessório utilizado para subir no açaizeiro) e após a retirada dos frutos o transporte é feito até as margens dos rios para serem comercializados. O destino de grande parte da produção é o município de Humaíta, onde é beneficiada.

Capacitação – Técnicos de Manicoré, Lábrea, Pauini, Borba, Nova Olinda do Norte, Humaíta, Boca do Acre e Novo Aripuanã foram capacitados pelo IDAM no mês de dezembro, para o manejo do açaí. Na oportunidade foram abordados temas como botânica, manejo de açaizais nativos, técnicas de segurança na coleta e importância no manejo pós-colheita dos cachos, que é um fator importante para qualidade dos frutos, além de contribuir para minimizar a contaminação do produto.

Incentivo – Desde janeiro de 2013, a Unidade Local do IDAM apoia e incentiva financiamentos voltados para o plantio de açaí cultivado. O agricultor Valdin Perin, da estrada do Gaúcho em Manicoré, implantou oito hectares de açaí BRS Pará em área mecanizada. As plantas estão em pleno desenvolvimento segundo dados da Embrapa. A produção de frutos tem início a partir do terceiro ano onde é possível obter nas primeiras safras uma produção de três toneladas por hectare/ano.

Cultura– O açaizeiro existe em toda Amazônia Continental, e por ser uma espécie alógama (originária de cruzamentos) proporciona uma grande variação de tipos. Essas variações de características resultam em diversas denominações como: Açaí preto ou roxo, açaí branco, açaí- açu, açaí-sangue-de-boi, entre outros. Em Manicoré as regiões de Capanan Grande, Marmelo e Rio Manicoré são consideradas as mais produtoras do fruto.