Chamada Pública beneficia mais de 90 comunidades rurais em Lábrea
Entre os dias 04 e 20 de maio, extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em parceria com Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram diversas atividades com objetivo de beneficiar agricultores familiares de mais de 90 comunidades nas regiões do alto e baixo rio Purús, no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).
Foram realizadas identificação e mobilização das famílias de agricultores no município, em cumprimento as metas da Chamada Pública SAF/ATER nº. 05/2012 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), que visa promover trabalho e renda as famílias em situação vulnerável. Na ocasião também foi feito diagnóstico, para fazer levantamento de informações sobre as atividades realizadas de cada Unidade de Produção Familiar (UPF).
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM em Lábrea, Frank Gadelha, a partir dessas informações, serão elaborados projetos de acordo com o perfil de cada UPF. “Agora com esse levantamento, os produtores familiares que participaram da ação terão acesso a inclusão produtiva, onde o Instituto vai continuar acompanhando para prestar assistência técnica,” disse Gadelha.
Gadelha informou ainda, que foram realizados 150 cadastros de agricultores familiares, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e Inscrição do Cadastro Único, realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo foram atendidas de 850 agricultores familiares.
Extrativismo – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), IDAM e Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), também incentivou o extrativismo no município com a entrega de kit’s sangria para mais de 70 seringueiros. Na ocasião também foram cadastrados mais 70 novos seringueiros.
Pecuária – Os extensionistas fizeram uma Demonstração de Método (DM) sobre aplicação de vacina contra febre aftosa, onde alguns pecuaristas foram orientados sobre boas práticas de vacinação. Ao todo, 34 criadores adquiriram vacina subsidiada pelo governo do Estado.