IDAM realiza visita de ATER em Lábrea
Entre os dias 20 e 24 de junho, extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizaram visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a agricultores familiares das comunidades Novo Brasil, São Francisco, Sitia, Sebastopol, Sepatini, Maderi, Furo do Vieira, Maraã, Praia do São Paulo, Capacini, Jacaré, Zé Prego, Maciari, Praia de Lábrea e Praia do Pirão, localizadas no Alto Rio Purus, no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).
A ação teve como objetivo mobilizar, selecionar famílias beneficiárias do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) e garantir o auxílio com distribuição de kit’s de sementes de hortaliças aos agricultores afetados com a enchente deste ano.
Os técnicos do IDAM, Demis Benício e Rodrigo Batalha, conversaram com os agricultores sobre as demandas e as dificuldades em decorrência da cheia que ocasionou destruição do plantio e de suas moradias. Com isso, os agricultores familiares aguardam a vazante do rio para o retorno das atividades.
Segundo o técnico agropecuário do Instituto Amazônia (IA), Demis Benício, os agricultores familiares foram orientados a utilizarem culturas de ciclo curto em áreas onde não foram atingidas pela cheia. “No início do mês de julho estarão disponíveis para os agricultores, kit’s de sementes de hortaliças, que tem ciclo curto, possibilitando retorno econômico rápido e utilizando pequenas áreas para o plantio,” explicou Benício.