Diagnóstico vai conduzir futuras ações de ATER em Lábrea
Entre os dias 17 e 19 de dezembro, o Governo do Estado, por meio da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou visita nas propriedades rurais nas comunidades Capiã, Flexal, Cainã, Prais do Gado e Praia do Lago, localizadas no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).
O objetivo é fazer diagnóstico do sistema produtivo para identificar o potencial de produção, possíveis gargalos, além de nortear ações futuras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) prestadas pelo Instituto aos agricultores familiares.
A ação dá continuidade ao plano de controle de pragas e doenças a partir de levantamento e identificação de espécies de mandioca nativa de alta produtividade, que faz parte das ações do Convênio Pacto Federativo Nº 720332/2009 MDA/IDAM.
Os extensionistas Demis Benício e Rodrigo Batalha iniciaram a atividade identificando os agricultores e fazendo entrevista, para obter informações a respeito da variedade de mandioca cultivada (tipo, altura da planta adulta, produção de raiz e farinha, presença de pragas e doenças, dentre outras).
Segundo colaborador do Instituto Amazônia (IA), Demis Benício, durante a pesquisa foram identificadas diversas espécies de mandioca, que são cultivadas umas em terra firme, outras somente em várzea. “No entanto, a mandioca do tipo Minerva possui ciclo menor e pode ser cultivada nos dois tipos de solo,” disse Benício ao acrescentar que essa variedade é de boa qualidade e tem ótima aceitação no mercado.
Ainda segundo o colaborador, foram identificados mais de 20 agricultores familiares com potencial de produção elevado.