Produção de cupuaçu no Amazonas
Um fruto de grande valor comercial e utilizado em diversos segmentos da agroindústria, o cupuaçu é uma das frutas mais populares da Amazônia. Com uma produção superior a nove milhões de frutos, dados registrados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM/2013) é possível destacar que os municípios de Itacoatiara/Novo Remanso, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Autazes são os maiores produtores de cupuaçu do Estado.
Segundo o gerente de Apoio a Produção Vegetal do IDAM, Pedro Jorge Benício, entre os principais gargalos existentes e que afetam a cultura estão: A vassoura-de-bruxa, doença causada por um fungo e a praga broca-do-fruto. “E para orientar o agricultor sobre como identificar essas ameaças, a Embrapa em parceria com o IDAM e outras instituições vem incentivando as boas práticas de manejo para melhorar a qualidade dos frutos”, destacou.
Apesar de Presidente Figueiredo ser considerada a terra do cupuaçu, quem lidera o ranking na produção do fruto é Novo Remanso com 1.048 hectares de área plantada. De acordo com Luiz Antonio Nascimento, gerente do IDAM em Novo Remanso, novos financiamentos estão sendo investidos na cultura com intuito de introduzir mudas mais resistentes a vassoura-de-bruxa, e com relação às áreas de plantio mais antigas, os técnicos estão orientando para que sejam eliminadas, evitando assim, a propagação da doença.
No comparativo com o ano de 2011, quando a produção registrada apresentava mais de 10 milhões de frutos, em 2013 reduziu para nove milhões. O fator se deve não apenas a incidência de pragas e doenças, mas também a falta de mais agroindústrias para beneficiamento do cupuaçu, uma vez que, dificilmente o fruto é comercializado in natura. Na feira Manaus Moderna, por exemplo, as polpas de cupuaçu custam entre R$10,00 e R$12,00.
Produção – Entre os municípios que mais produziram o fruto em 2013, estão: Novo Remanso (2.096.000), Manacapuru (1.137.400), Itacoatiara (1.120.000), Autazes (1.100.000) Presidente Figueiredo (800.000).
É importante ressaltar, que entidades de pesquisa como a Embrapa tem se empenhado em desenvolver tecnologias apropriadas ao cultivo do cupuaçuzeiro. Em 2012, a Embrapa lançou a cultivar BRS Carimbó que apresenta média resistência a vassoura-de-bruxa.