Técnicas utilizadas no cultivo de mandioca são incentivadas pelo IDAM em capacitação

Em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), agricultores indígenas das comunidades São Jorge, Nossa Senhora das Mercês e Curicuriari foram capacitados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), para a utilização de técnicas adequadas no cultivo de mandioca, que é uma das principais atividades desenvolvidas pelas famílias na região. A atividade faz parte do convênio nº. 096/2012 firmando entre o IDAM e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O curso beneficiou vinte indígenas dos povos Dessano, Baré, Piratapuia e Tukano. O foco da capacitação proferida pela equipe técnica do IDAM local foi o trio da produtividade, que visa incentivar a adoção de técnicas como o espaçamento de 1m x 1m, a seleção de manivas e a realização de capina durante um período de 120 dias.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM de São Gabriel da Cachoeira, Jander Silva, as técnicas resultam no aumento da produção e melhoram a qualidade do produto. Segundo Jander, além do cultivo também foi incentivado o aproveitamento dos derivados da matéria-prima como a casca da mandioca e folha da maniva, que podem ser utilizadas como alternativa alimentar para aves caipiras.
Cada agricultor cultiva a mandioca em uma área de meio hectare, e a ideia é incentivar outras atividades nas comunidades, como a criação de aves. Na ocasião, foi realizada uma Demonstração de Método (DM), onde os agricultores puderam acompanhar na prática as técnicas utilizadas no campo. Uma vídeo aula sobre sistemas de produção em área mecanizada também foi oferecida aos participantes.
Outras atividades estão programadas para essas comunidades assistidas por meio do contrato de ATER indígena. Entre elas os cursos de , avicultura, Sistemas Agroflorestais, associativismo e cooperativismo.