Manacapuru: Produtores são beneficiados com 22 hectares de área mecanizada e recebem implementos para auxiliar nas atividades agrícolas

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), vem beneficiando produtores rurais de 10 municípios do Amazonas com o Projeto de Mecanização Agrícola. Na comunidade Santa Maria do Perpétuo Socorro, localizada na AM- 070, em Manacapuru (distante 62 quilômetros de Manaus), já foram finalizados os trabalhos de mecanização em 22 hectares de área. No local serão cultivadas as culturas do maracujá, mandioca e banana.
Para tornar essas áreas mais produtivas e incentivar o cultivo de culturas agrícolas, foram doados pelo Governo do Amazonas 5 kit’s de casa de farinha (forno, catitu e motor) e um microtrator com carreta, que tem capacidade para transportar até 2 mil quilos. Os implementos foram entregues na manhã de ontem,19 de março, pelo diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IDAM, José Ramonilson Gomes, acompanhado do gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM e coordenador do Projeto de Mecanização, Pedro Jorge Benício, e do gerente da Unidade Local no município, Delduque Araújo.

Foto: Paula Vieira

“Os implementos agrícolas irão auxiliar na produção e servirão de incentivo para manter áreas limpas e cultivadas por mais tempo”, disse José Ramonilson, ao destacar, que o produtor receberá toda assistência e acompanhamento técnico do IDAM em todas as fases de produção, desde o preparo de área até a comercialização.
Ramonilson ressaltou que o governo estadual pretende incentivar ainda mais as atividades de mecanização no Amazonas. “Além de disponibilizar uma linha de crédito especial por meio da Agência de Fomento do Estado, que irá proporcionar ao produtor recursos para dar continuidade à produção nessas áreas, pretende também aumentar as áreas mecanizadas anualmente, passando de mil para três mil hectares”, enfatizou.
De acordo com o coordenador do Projeto de Mecanização, Pedro Benício, na semana passada foi realizada uma reunião com os produtores da Associação Comunitária Santa Maria do Perpétuo Socorro, onde já foram listados alguns nomes de produtores que pretendem aderir o crédito da Afeam. Segundo Pedro, agora o próximo passo é capacitar os produtores para que possam operar e fazer a manutenção do microtrator.

Foto: Paula Vieira
Na ocasião, foi repassado ao presidente da Associação, Wilson Vera da Rocha, um termo de doação dos equipamentos. “Estamos felizes e otimistas para iniciar as atividades. Hoje, estamos recebendo mais que incentivos para melhorar a produção, estamos tendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das nossas famílias”, disse.
O produtor Anilton José Garcia, de 38 anos, um dos beneficiados com o Projeto de Mecanização, disse que vai utilizar a área para o cultivo de mandioca. Na propriedade, localizada no km 69 da AM- 070, ele trabalha com o plantio de alface em sistema de plasticultura e plantio de maracujá, este último cultivado em maior quantidade. Anilton tem uma plantação de 15 hectares de maracujá e chega a produzir em média 420 toneladas do fruto. Toda produção abastece o mercado em Manaus.

Foto: Paula Vieira

Foto: Paula Vieira