Governo fortalece avicultura no alto Solimões com equipamentos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), e em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões (Conatosol), realizou nesta quinta-feira, 14 de janeiro, a entrega de 36 máquinas e equipamentos que servirão para a implantação de unidades de produção de pintos caipiras nos municípios da calha do Alto Solimões (Tabatinga, Amaturá, Benjamin Constant, Tonantins, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa, Atalaia do Norte e Jutaí).
A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu às 9h, na área do antigo Parque de Exposições Agropecuárias (Expoagro), na avenida Torquato Tapajós, Zona norte de Manaus.
Entre os equipamentos entregues estão 9 incubadoras, 9 nascedouros, 9 trituradores de milho e 9 misturadores de ração. Esta ação tem como objetivo estimular a produção de proteína animal e gerar renda para criadores de frangos através da avicultura.

De acordo com o secretário de produção, Sidney Leite, as unidades de pintos caipiras terão capacidade de produzir, em média, 5 mil pintos a cada bimestre. “A proposta principal do Sistema Sepror é promover a sustentabilidade alimentar e geração de renda dessa região, cuja produção de proteína animal é muito tímida e não atende a demanda da própria população do Alto Solimões”, destacou.
Na região do alto Solimões existe, atualmente, uma estimativa de 2.500 criadores de aves. Essa iniciativa enfatiza ainda a participação de mulheres, em virtude de elas possuírem grande habilidade para a criação de pequenos animais. Além de repassar os equipamentos para os produtores da região, o Sistema Sepror também montou um calendário de capacitação e treinamento para o manuseio e instalação das máquinas. O treinamento inicia a partir da próxima semana e será realizado por profissionais do IDAM.
Ampliação
Sidney antecipou que, conforme resultados positivos, o modelo de unidades de produção de frangos caipiras será ampliado para as regiões do Alto Rio Negro; Calha do Purus e parte do Médio Solimões ainda em 2016.
Fonte: Sepror