Transferência de tecnologia na criação de aves é incentivada pelo IDAM durante visita técnica

Incentivar a produtividade e facilitar as práticas de quem trabalha com avicultura (criação de aves) de corte e postura industrial estão entre as prioridades do Governo do Amazonas para melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar. No período de 18 a 22 de janeiro, avicultores de Tabatinga participaram de visita técnica as propriedades rurais, granjas e fábricas de ração nos municípios de Rio Preto da Eva, Manacapuru e Manaus.
O objetivo foi proporcionar a transferência de tecnologia conforme a necessidade e potencial de cada avicultor. Para isso, os participantes conheceram três tipos de construções avícolas voltadas desde ao pequeno até o grande produtor.
Durante as visitas, os avicultores puderam acompanhar na prática as atividades desenvolvidas no sistema de produção de ovos de galinha em cama de linhagem HN, protocolo de vacinação, instalações, sistema de criação de frango de corte, além de receberem informações sobre custos de produção nos dois sistemas. Na ocasião, os avicultores ainda participaram de palestra sobre emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural, legislação para avicultura e linhas de crédito rural para o setor.
De acordo com o coordenador da visita e responsável pelo programa Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipira no Estado, Aglei Duques Maciel, a partir do dia 30 de janeiro, começam as vistorias nas propriedades dos avicultores que participaram da visita técnica. A ideia é iniciar as etapas do processo para elaboração de projetos de crédito rural por meio do Banco do Povo e demais agentes financeiros.
“Após os resultados das vistorias os avicultores poderão ser orientados pelo IDAM para a implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de avicultura caipira na propriedade. A iniciativa conta com a parceria do Consórcio Internacional de Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões (Conatosol)”, destacou.