Escoamento da produção agrícola ganha impulso em Manicoré
A aquisição de tratores agrícolas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), está facilitando o escoamento da produção agrícola em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Ao todo, já foram financiados pelo programa com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), 15 tratores agrícolas.
Os tratores financiados pela linha de crédito Mais Alimentos beneficiam agricultores das comunidades de Conceição, São Pedro do Uruá, região de Ilha das Onças, São José, Urumatuba, São Sebastião, São Miguel, Liberdade e Santa Ana do Capananzinho. Além de mais um projeto elaborado recentemente, que está em fase de liberação, para produtores da comunidade Esperança, localizada no rio Manicoré.
Para o produtor rural Enock Reis Sales, de 32 anos, da comunidade Vila da Liberdade, a produção aumentou em virtude da adoção de técnicas adequadas e o crescimento da área cultivada. “Com as técnicas de aração e gradagem é possível tornar o solo favorável para o desenvolvimento das raízes. E o financiamento de quatro tratores para nossa região nos deixou ainda mais otimistas”, disse o produtor.
De acordo com o extensionista rural do Idam em Manicoré, Rigoney da Silva Nascimento, a aquisição das máquinas e implementos estimulou os agricultores a cultivar produtos da agricultura familiar em maior escala, além de ter motivado a criação de uma associação para facilitar o acesso aos mercados institucionais. “Antes os agricultores utilizam redes de pesca para colocar as melancias e transportá-las até as margens do rio Madeira. Hoje, com o suporte dos tratores ficou mais fácil escoar a produção”, destacou Rigoney.
Assistência Técnica– Vale ressaltar, que os técnicos do IDAM em Manicoré realizam periodicamente visita às propriedades rurais. Nós dias 12,13 e 14 de julho, agricultores das comunidades Liberdade, São Sebastião, Urumatuba, São Miguel e São José, onde existem financiamentos de tratores agrícolas, receberam a visita de extensionistas do IDAM para emissão de laudos de vistoria.