Ações de assistência técnica geram resultados positivos para produtores rurais em Maués

Uma das primeiras ações foi uma visita técnica feita no dia 13, na propriedade dos produtores rurais Florindo Pires e Alfredo Almeida, localizada na estrada Safrita. Durante a ação os extensionistas Ivo Roberto, Francisco Antônio, George Wallace e Vanessa Neo orientaram os produtores a respeito da produção de pescado em tanque escavado. A estimativa é que sejam produzidos quatro mil unidades de tambaqui curumim.
Crédito rural
Outra atividade realizada em parceria com o Banco da Amazônia foi a ação de crédito que beneficiou agricultores familiares das localidades dos rios Paricá, Maués Mirí, Urupadí, Maués Açú, Paraná do Mucura e Castanhal de Baixo.
O recurso financiado por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que beneficia projetos individuais e coletivos será investido na ampliação do cultivo do guaraná, na diversificação das atividades agrícolas como o plantio de hortaliças, fruticultura (abacaxi, banana e melancia), jerimum, macaxeira e cará. Parte da produção será destinada a merenda escolar.
Incentivo as atividades turísticas
Durante a oficina, os participantes receberam informações referentes ao diagnóstico turístico, marcos legais existentes e com o resultado dessas informações foi iniciado um Plano de Ordenamento turístico (POT) que será concluído até o final do mês de abril e entregue à Câmara dos vereadores.
IDAM participa de ação itinerante


Campanha contra a febre aftosa
Os técnicos da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) orientaram a respeito dos sintomas da doença, forma de contaminação, os prejuízos que podem ser causados e demonstração do modo correto para aplicação da vacina.
Outras ações
De acordo com o Plano Operativo da Unidade Local do IDAM, hoje (27), será realizada visita técnica para orientar agricultores familiares da Comunidade São João, na localidade Maués Mirim sobre implantação e melhorias no cultivo de hortaliças e de frutíferas. O atendimento segue até sábado com a inscrição para carteira do produtor rural.