Ações de ATER atendem famílias rurais de Maués
A equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Maués, realizou no mês de abril, visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nas localidades dos rios Urupadí, Paricá e proximidades do rio Marau, município de Maués (distante 276 quilômetros de Manaus).
De acordo com o extensionista do IDAM em Maués, Ivo Roberto, a iniciativa visa prestar um serviço de qualidade aos agricultores familiares, que inclui a organização da produção, diversificação de alimentos, comercialização, organização comunitária e demais questões sociais, possibilitando as famílias assistidas o acesso às políticas públicas e otimizando a utilização de recursos em prol da melhoria na qualidade de vida das famílias.
Vale ressaltar que os rios Urupadí e Paricá são considerados os maiores produtores de guaraná da região, e que segundo Roberto mais um passo está sendo dado para que a cultura do guaraná no município receba o selo de certificação. “Recentemente novos levantamentos (coordenadas geográficas) foram realizados pelos técnicos do IDAM e Fucapi, nas localidades dos rios Urupadí, Paricá, Limão e Apocuitaua Miri”, destacou o extensionista, ao ressaltar, que também foram coletadas informações sobre produção e área plantada, além de dados referentes às famílias envolvidas.
Dando continuidade às ações de ATER a comunidade de Nossa Senhora de Aparecida do Pedreiro, localizada no rio Urupadí, também recebeu assistência dos técnicos do IDAM. Na oportunidade a equipe realizou demonstrações técnicas dos tratos culturais na cultura do guaraná, distribuiu sementes de hortaliças, orientou o público assistido quanto à importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), do Cadastro Ambiental Rural (CAR), informou sobre as políticas públicas voltadas para o setor como o Programa de Aquisição de Alimentos e ainda realizou o cadastro de agricultores para emissão da Carteira do Produtor Rural.