Ações de ATER em Ipixuna buscam melhorias na qualidade de vida de produtores rurais

O Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) vem desenvolvendo ações para diversificar a produção rural no Amazonas. Em Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus) a Unidade Local realizou dia 12 de maio, uma Demonstração de Método (DM) sobre adubação de cobertura nas culturas da banana e abacaxi, para produtores que participam do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) na comunidade Igarapé Salgueiro, propriedade São José. A atividade além de promover um importante avanço na produção incentiva melhor qualidade de vida aos produtores familiares.
Durante a Demonstração de Método ministrada pela engenheira agrônoma July Anne Amaral de Abreu com auxilio da técnica em agropecuária Maria Nilce Viana Cavalcante, foi destacada a importância da adoção das seguintes técnicas: tratos culturais, espaçamento, capina manual, podas, limpeza, adubação em cova e cobertura.
O agricultor Francisco Agamedio, ressaltou a importância dos extensionistas no repasse de métodos para melhorar a produção. “Nossa Comunidade fica bastante animada com as visitas dos técnicos do IDAM, que nos ensinam métodos para melhorar nossos plantios”, disse.
De acordo com a engenheira agrônoma July Amaral, a substituição da adubação química pela orgânica, não melhora apenas a qualidade de vida dos produtores, mas principalmente no melhor produto repassado para o consumidor.
“O agricultor familiar deve preferir a adubação orgânica, pois, além de não precisar comprar adubos, esta prática favorecerá os atributos físicos, químicos e biológicos do solo, o que não ocorrerá com a utilização de adubos químicos”, afirmou July Amaral.

Para o gerente da Unidade Local em Ipixuna Valdécio da Silva Gomes, com a confiança nas atividades de ATER desenvolvida pelos extensionista o município ganha força e impulsiona para bons resultados na produção de hortifrúti. “Priorizo as visitas técnicas, pois, é através deste contato que ganhamos a confiança do agricultor, com isso vamos trabalhando para melhorar os métodos, somando a qualidade de vida das famílias assistidas pelo IDAM”. Finalizou Gomes.
Palestra
Além da assistência técnica, o IDAM também se preocupa com a questão social das famílias atendidas nos 62 municípios do Amazonas, para isso, realizou na última sexta-feira, 22 de maio, na comunidade Porto Alegre, uma palestra voltada para “Higiene Pessoal”. A atividade que faz parte das Ações do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) visa beneficiar mais de 300 famílias rurais contempladas com o programa no município.

A palestra também proferida pela engenheira agrônoma da Unidade Local do IDAM, July Anne Abreu, com apoio da técnica em agropecuária e bolsista do Programa Pró-Rural, Maria Nilce Cavalcante, abordou assuntos como a higiene bucal, corporal, doméstica, alimentar, noções sobre educação ambiental e dicas para manter a mente saudável.
Segundo July, o trabalho de extensão desenvolvido no município vai além da busca de melhorais na produção agropecuária. “Buscamos incentivar o agricultor familiar a adotar hábitos e cuidados diários que visam qualidade de vida, como também, desenvolver as atividades utilizando os recursos naturais de forma sustentável”, disse.