Ações do Governo do Amazonas beneficiam famílias rurais de Lábrea
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), entregou mudas de açaí, café, banana, andiroba e castanheira a trinta e dois agricultores familiares do Projeto de Assentamento PA Pacia, localizado na BR 230, km 26, município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). A ação faz parte do Projeto de Reflorestamento em Áreas de Intensa Pressão do Desmatamento no Sul do Amazonas. A implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) iniciou em janeiro e se estende até o mês de fevereiro.
O projeto tem como objetivo controlar o desmatamento em áreas críticas da floresta amazônica por meio de ações de reflorestamento visando à conservação da biodiversidade. Ao todo foram entregues 8.774 mudas de açaí, 13.962 de café, 19.284 de banana, 529 de andiroba e 144 de castanheira.
Na ocasião o técnico em agropecuária do IDAM/Lábrea e responsável pela implantação do SAF na região, Genival de Souza Oliveira, realizou uma Demonstração de Método (DM) para mostrar aos agricultores algumas técnicas como balizamento, piqueteamento, abertura de covas, adubação e plantio de mudas.
Oliveira explicou os benefícios do sistema para a agricultura familiar. “O SAF além de contribuir para o aumento de áreas produtoras de alimentos também é viável para uma melhor utilização do solo, revertendo os processos de degradação e promovendo a regularização ambiental das propriedades”.
Fundo Amazônia – O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), e desenvolvido em parceria com órgãos governamentais como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto de Terras no Amazonas (Iteam), tendo como executor de metas o IDAM.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.
Chamada Pública – Técnicos da Unidade Local do IDAM em Lábrea realizaram nos dias 2 e 6 de fevereiro, uma viagem de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para atender agricultores familiares das comunidades: Jurucua, Cassianã, Vila Canizo, Praia do Buraco, Praia do Jacaré, Barranco do Bosque, Santa Rosa, Laranjeira, Zé Prego, Maciari, Aracati, Praia do Bacurau, Boca do Ituxi, Praia do Gado, Praia de Lábrea, Praia do Pirão, Novo Horizonte, Tocantins e Terra Firme do Paciá.
A ação faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e visa identificar famílias rurais em situação de extrema pobreza. A meta é levar até essas famílias o acesso as políticas públicas de incentivo a agricultura familiar dos Governos Federal, Estadual e Municipais.