Agricultores aprendem técnica de adubação química da mandioca
Visando aumentar a produção de farinha de mandioca na comunidade Santa Ana do Capananzinho o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus), realizou na quarta-feira, 29 de janeiro, uma Demonstração de Método (DM) sobre adubação química de mandioca.
Segundo a engenheira agrônoma do IDAM, Mariza Lisley, a mandioca tolera baixas condições de fertilidade química do solo, produzindo satisfatoriamente mesmo em solos ácidos e com teores de nutrientes que seriam limitantes para qualquer cultura. Mariza explicou que em ecossistema de terra firme é indispensável às técnicas de adubação e calagem.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Manicoré, Cleudo Oliveira, os agricultores mostraram-se bastante entusiasmados e aptos à adoção de novas tecnologias tendo em vista o aumento da produtividade de raiz por hectare.
Na oportunidade houve uma troca de conhecimentos entre os participantes, que apesar de algumas famílias trabalharem com a agricultura há anos, não tinham conhecimentos de tecnologias que favorecem o trabalho no campo. Técnicas de espaçamento, limpeza e seleção das manivas são práticas que conforme Mariza quando aliadas podem resultar em áreas altamente produtivas, proporcionando aumento na renda familiar.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.