Agricultores familiares participam de oficina no município de Ipixuna

Aconteceu nos dias 5 e 6 de maio, no município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus), uma Oficina de Avaliação Intermediária organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) desenvolvidos nas comunidades Santa Catarina, São Vicente, Santa Luzia e Rio Liberdade.
A oficina faz parte das metas do convênio nº 114 firmando entre o IDAM e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e foi conduzida pela técnica em agropecuária, Maria Jaqueline Augusto da Rocha e a engenheira agrônoma da Unloc, July Anne Amaral de Abreu.
Mais de 40 agricultores familiares participaram da oficina. Durante a atividade foi utilizada a técnica Metaplan, provendo o envolvimento dos produtores nas discussões, esclarecendo dúvidas, levando o grupo a alcançar de forma consistente os objetivos propostos para a discussão.
De acordo com a técnica extensionista, Maria Jaqueline, o trabalho desenvolvido vem capacitando os agricultores familiares e ajudando nós extensionista, a saber, como anda o trabalho no campo. “A técnica Metaplan facilitou a forma de entendimento para que os nossos beneficiários pudessem avaliar o nosso trabalho de forma eficaz, os produtores rurais são pessoas humildes e não tem um alto nível de escolaridade e então ficamos felizes com os resultados obtidos”, explicou Jaqueline.
Para o gerente da Unloc, Valdécio da Silva Gomes, a Unidade Local vem desenvolvendo um trabalho de cumprimento da meta e que está na nona etapa capacitando os agricultores e a comunidade. “Essa atividade foi de grande importância, pois, verificamos que os agricultores familiares estão satisfeitos com os serviços prestados pela Unloc. Esse resultado positivo motiva ainda mais a equipe técnica a melhorar as ações de ATER”, afirmou Gomes.