Agricultores são orientados a produzir farinha dentro dos padrões de qualidade
Utilização da mandioca na alimentação humana, animal e industrial, estrutura das plantas e componentes das raízes, produção, capacidade e estrutura de uma casa de farinha foram assuntos abordados no curso de boas práticas de farinha de mandioca realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas-IDAM, Unidade Local de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus), no mês de outubro.
Durante a atividade a extensionista do IDAM/Ipixuna e ministrante do curso, Maria Lopes Elias, explicou as noções de higiene, a importância de serem utilizadas na manipulação e processamento do alimento, práticas de limpeza da casa de farinha, além de práticas de aproveitamento de subprodutos da mandioca para fabricação de derivados.
“É importante qualificar a mão de obra tendo em vista a qualidade da farinha, principalmente, por ser uma atividade tradicional e bastante praticada no município”, disse a extensionista, ressaltando que com a melhoria na qualidade do alimento, o produto terá melhor aceitação no mercado consumidor e, consequentemente, aumento na renda do agricultor.
Outros processos destacados na capacitação foram à armazenagem, classificação, embalagem, transporte e comercialização da farinha.
“Sabemos que a higiene é indispensável em todos os processos de fabricação do produto, e o agricultor é o principal responsável por conduzir esses procedimentos de forma adequada, e o curso veio com a proposta de massificar ainda mais as técnicas já conhecidas pelas famílias”, finalizou o gerente do IDAM/Ipixuna, Luciano Vaz.
O agricultor Jorge da Cruz, de 56 anos, participante do curso, disse que esta satisfeito com as técnicas repassadas, pois apesar de trabalhar com a atividade há 30 anos, e saber todos os processos para a produção do alimento é sempre bom conhecer outros meios que facilitam o trabalho na casa de farinha. O agricultor é assistido pelo IDAM desde 2006, e sua produção atual é estimada em 150 sacas de farinha/ano, sua propriedade fica localizada na comunidade Lago do Sacado.