Boas práticas de cultivo do guaraná são incentivadas em Urucará
Tendo em vista que a colheita da safra 2013/2014 da cultura do guaraná está em fase final no município de Urucará (distante a 270 quilômetros de Manaus), o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realiza durante os meses de janeiro e fevereiro, Demonstrações de Métodos (DM) sobre tratos culturais. A metodologia está sendo aplicada na Colônia Boa Esperança, zona rural do município.
As atividades são conduzidas pelo gestor ambiental Rui Pereira Sampaio e pelo engenheiro agrônomo Pedro Chaves da Silva, ambos do IDAM Urucará. Agricultores familiares e estudantes do curso técnico em agropecuária do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) aprendem técnicas de poda de limpeza e poda fitossanitária que visam controlar a incidência de pragas e doenças nos cultivos, além de proporcionar as plantas ramos novos e mais produtivos.
De acordo com Pedro Silva, após a colheita é necessário fazer a poda para que seja induzido a emissão de novos ramos, dos quais serão responsáveis pela produção da safra seguinte 2014/2015. Segundo ele, o guaraná é um cipó e precisa ser renovado anualmente por meio das podas, sem elas a cultura não obtém uma produção satisfatória o que pode gerar prejuízos para o agricultor.
Silva explicou que a poda de limpeza consiste na retirada dos ramos que produziram e que consequentemente não produzirão mais, devendo ser retirados do local de cultivo. Já a poda fitossanitária visa à retirada de ramos doentes. “Em abril serão realizadas DM’s sobre poda de frutificação, onde nesta prática faz-se a seleção dos ramos para produção de novos cachos”, afirmou.
“O IDAM tem intensificado os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para revitalização dos guaranazais propagados por semente, e por meio das metodologias realizadas é possível incentivar os agricultores para o uso de técnicas adequadas que visam o aumento da produção e a qualidade do produto”, concluiu Sampaio.
Cultura – O guaraná (Paullinia Cupana) é uma planta lianescente, pertencente à família Sapindaceae, originário da região amazônica. De cultura perene (plantas que possuem ciclo de desenvolvimento acima de dois anos) sua produção inicia aos três anos, e segue produzindo até vinte anos. É habitualmente consumido pela população como bebida e considerado um energético e rejuvenesceste natural muito eficaz, além de afrodisíaco.
Demonstração de Método– É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.