Curso sobre piscicultura pretende aumentar a produção do pescado em São Gabriel da Cachoeira
Cerca de 20 piscicultores indígenas da comunidade do Areal, localizada na estrada de Camanaus, km 19, município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), participaram do curso básico sobre piscicultura. O evento realizado no final de dezembro foi promovido pelo governo do Estado, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).
O objetivo é desenvolver ainda mais a atividade na região por meio das técnicas e manejo adequado, uma vez que os piscicultores possuem bons reservatórios de água, considerado ideal para criação de peixes.
A capacitação foi aplicada pelo técnico em piscicultura do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Elvis Monteiro e coordenado pelo gerente da Unidade Local do IDAM em São Gabriel da Cachoeira, Jander de Jesus da Silva.
O curso foi dividido em três módulos: piscicultura em tanques rede, viveiros escavados e beneficiamento do pescado. As aulas foram ministradas tanto na teoria como na prática, onde os participantes confeccionaram um tanque rede em tamanho real, filetaram tilápias e aprenderam técnicas de cortes especiais no tambaqui. Após o beneficiamento do pescado os piscicultores fizeram pratos deliciosos como file de tilápia a delícia, torresmo de peixe, ova e manta de tambaqui assado e cozido.
Ao final da atividade todos os participantes foram certificados pelo IDAM.