Dia de Campo sobre mandioca em área mecanizada e adubada é realizado em Tefé
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Tefé, distante a 523 quilômetros de Manaus, realiza hoje, 26 de novembro, um Dia de Campo para avaliar uma Unidade Demonstrativa (UD) de Mandioca em área mecanizada e adubada para produção de raízes de mandioca, no ecossistema de capoeira.
O objetivo é mostrar aos participantes o trabalho já desenvolvido pelo IDAM de Tefé em relação às novas técnicas de plantio da mandioca, onde é utilizado adubo químico e calcário para correção do solo com intuito de aumentar a produção de raízes e, consequentemente, a produção de farinha.
O evento está sendo realizado na comunidade São Francisco do Canindé, situada na estrada da Emade, km 4,5, local onde o IDAM instalou uma UD com a utilização de novas tecnologias de plantio. De acordo com o gerente do IDAM/Tefé, Sidney Souza de Araújo, a UD foi instalada em novembro de 2012, em uma área de capoeira, que consiste em um local onde já havia sido cultivada a mandioca e estava em repouso (pousio) há cinco anos.
Participam da atividade cerca de 25 pessoas entre agricultores, técnicos, estudantes e convidados, que estão tendo a oportunidade de conhecer as vantagens e melhorias que se têm quando se trabalha com plantios de mandioca em área mecanizada e adubada, tais como: aproveitamento de áreas degradadas, evita novos desmatamentos, diminui o esforço físico dos agricultores e aumenta a produção em pequenas áreas de plantios, além de garantir a melhoria de vida dos atores envolvidos no processo.