Em Itacoatiara, agricultores da comunidade São João Batista iniciam colheita de feijão e estimam produção de mais de uma tonelada

Agricultores familiares da comunidade São João Batista, localizada na estrada da Sudam em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), iniciaram em julho, a primeira colheita de feijão de uma área de 2 hectares, cultivado com apoio dos técnicos da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Produção e Abastecimento.
A iniciativa visa multiplicar e diversificar a cultura do feijão-caupi com as novas cultivares (BRS Nova Era, BRS Xique-xique, BRS Guariba e BRS Rouxinol) recomendadas para o Amazonas.
De acordo com o técnico do IDAM, Antônio Garganta, que assiste agricultores da região, a estimativa de colheita da produção é de mais de uma tonelada. Segundo ele, a renda adquirida com a comercialização do feijão será dividida entre os agricultores da estrada da Sudam e algumas sementes serão entregues as instituições envolvidas com a atividade, para que seja possível multiplicar com outros grupos de produtores que desejam investir no plantio da cultura.
“Estamos participando da colheita do feijão com orientações aos produtores sobre como fazer a separação das cultivares colhidas para que as sementes não se misturem, além de orientações sobre o armazenamento das sementes para não perder o poder germinativo no plantio do ano seguinte”, explicou o técnico.
Outras culturas – Após finalizada a colheita e o beneficiamento do feijão, o grupo de produtores irá dar início aos tratos culturais da mandioca e macaxeira que foram cultivadas em consórcio com o feijão. Na área, os produtores também pretendem investir no plantio de batata-doce.
Incentivo – Para facilitar as práticas de campo como o preparo de área, plantio e tratos culturais, o Governo do Amazonas por meio de convênio idealizado pelo IDAM, adquiriu uma patrulha mecanizada que vem sendo utilizada pelos produtores para o desenvolvimento dessas atividades.
Além do plantio de feijão, macaxeira e mandioca, os agricultores também trabalham com as culturas do maracujá, melancia e banana.