Hoje é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas

Hoje, 9 de agosto, comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas, e o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), com objetivo de melhorar as condições de trabalho do homem no campo vem prestando serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) diferenciado, com base no etnodesenvolvimento, promovendo e conduzindo a iniciativa de agricultores e agricultoras indígenas, bem como a inclusão social e respeito a sua diversidade etnológica.
De acordo com Quênia Barros, da gerência de Programas e Projetos do escritório central do IDAM, os serviços prestados pela instituição, tem como meta o desenvolvimento rural sustentável, oferecendo ações de apoio às atividades do setor primário. “Entrega de sementes, visitas técnicas, reuniões, capacitações, demonstrações de método, excursões técnicas, dias de campo e campanhas, são algumas das atividades que procuramos adequá-las ao modo de vida das comunidades atendidas, sempre respeitando sua cultura e especificidades”, enfatizou.
Segundo Quênia, o uso dessas metodologias, quando necessário, ocorre de forma participativa, objetivando fortalecer os povos indígenas, refletindo-se, entre outros benefícios, na melhoria dos processos produtivos e viabilizando a participação de todos os beneficiários nas tomadas de decisões, seja no que diz respeito as suas atividades econômicas ou no aspecto sociocultural e ambiental.
Em Santa Isabel do Rio Negro, por exemplo, o número de famílias indígenas que atualmente são assistidas pelo IDAM, chega a 368. As atividades desenvolvidas por elas, estão voltadas para o cultivo da mandioca, abacaxi, banana, macaxeira e também para o extrativismo.
Conforme o gerente da Unidade Local do IDAM/Santa Isabel do Rio Negro, Antônio Filho, o cultivo da melancia é outra atividade que vem sendo desenvolvida pelas famílias há dois anos, e já mostra ótimos resultados. Segundo ele, ano passado foram colhidos cerca de oito mil frutos em uma área de quatro hectares.
Projeto
É importante destacar que em 2012, o IDAM encaminhou o projeto técnico de execução dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural em Áreas Indígenas para o Território Rio Negro da Cidadania Indígena – AM/2012. O documento foi elaborado seguindo as orientações da Chamada Pública SAF/ATER n° 12/2012, para a contratação e execução dos serviços de ATER para os municípios que compõe o Território Rio Negro da Cidadania Indígena/Amazonas.
O projeto tem como objetivo atender um total de 300 famílias indígenas pertencentes aos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, por meio da prestação dos serviços de ATER com foco para a produção de alimentos, organização da produção para comercialização, manejo sustentável dos recursos naturais e fortalecimento da organização social. As atividades iniciam ainda em 2013, e serão realizadas em consonância com a proposta dos princípios do etnodesenvolvimento e as diretrizes da Pnater.