IDAM demonstra técnicas de cultivo do abacaxi durante capacitação

Mais de vinte agricultores familiares da comunidade Bom Jesus II, município de São Paulo de Olivença (distante a 993 quilômetros de Manaus), participaram de um curso sobre o cultivo de abacaxi. A capacitação foi promovida pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e aconteceu no período de 07 a 09 de outubro.
O conteúdo foi iniciado com aulas teóricas e finalizado com aulas práticas, onde foram abordados assuntos como, a história e a importância econômica da cultura, os principais municípios produtores de abacaxi no Amazonas, demanda do produto, variedade mais adaptada à região, além da escolha do local e cuidados com o abacaxizal.
De acordo com a engenheira agrônoma e instrutora do curso, Ana Cristina Souza, a finalidade da metodologia é despertar nos agricultores o interesse pela cultura, que apesar de ser pouco praticada no município possui um valor econômico satisfatório. “A cultura vai proporcionar as famílias mais uma alternativa de renda, diversificação na produção, além de melhores expectativas de vida”, ressaltou.
Para o gerente da Unidade local do IDAM/São Paulo de Olivença, Paulo César Ferreira da Silva, os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) contribuem para a qualidade das atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, assim como as políticas públicas do governo Federal,que inclusive já financiou uma área de sete hectares de abacaxi por meio do Pronaf. Segundo ele, o curso vai contribuir com as técnicas de plantio e direcionar os agricultores sobre como conduzir a cultura em todo o seu ciclo.
Vale ressaltar, que no Amazonas a área estimada com a plantação do abacaxi, corresponde a 3.135 hectares, dos quais 3.031 estão em produção, o que supera a marca dos 62 milhões de frutos. O Distrito de Novo Remanso/Itacoatiara é o principal produtor de abacaxi com mais de 2.106 hectares de área plantada, com uma produção superior a 43 milhões de frutos. (IDAM, 2011)